Instalado em Ouro Preto, o Museu Casa Guignard incorpora ao Estado o projeto de um memorial dedicado ao Alberto Guignard. O Museu ocupa um sobrado colonial do sec. XVIII, na antiga Rua Direita, hoje Conde de Bobadela, que integra o conjunto arquitetônico tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

O acervo do Museu Casa Guignard foi constituído inicialmente com obras, objetos e documentos pessoais do artista que estavam sob a guarda da Fundação de Arte de Ouro Preto, com origem na Fundação Guignard. Deste material, se destaca um livro de autógrafos e dedicatórias, no qual Cecília Meirelles, Oswald de Andrade, Anita Malfati, Manoel Bandeira e Carlos Drummond de Andrade, dentre outros amigos e intelectuais, dedicam a Guignard poemas, desenhos e homenagens.

 

Histórico

Inaugurado em Março de 1987, o museu incorporou ao acervo, de forma permanente, a exposição dedicada ao artista, uma grande paisagem sobre Minas Gerais, de propriedade do Museu da Inconfidência. Em 1997, o museu recebeu uma coleção de 165 fotografias de Guignard em Ouro Preto, do fotógrafo Luiz Alfredo. O museu realiza o Projeto Guignard de pesquisa, com o objetivo de ampliar o acesso à produção do artista. Na primeira fase do projeto, totalmente concluída, foram inventariadas mais de 200 obras localizadas em coleções públicas e particulares de Belo Horizonte e Ouro Preto. A proposta é disponibilizar em meio digital, imagens e textos para consulta pública.

 

Contatos

Mais informações pelo telefone (31) 3351-5155 e pelo e-mail museuguignard@cultura.mg.gov.br

 

Serviços

Solicitação de visitas guiadas ao Museu Casa Guignard

 

Leia mais sobre a Superintendência de de Museus e Artes Visuais