A instituição cultural voltada para o estudo, exposição e divulgação da vida e obra de Alphonsus de Guimaraens, é um centro de pesquisas sobre a literatura mineira, instalado no centro histórico de Mariana, em um exemplar prédio da arquitetura civil urbana do fim do século XVII até o princípio do XIX, em que viveu o poeta.

O seu acervo, constituído por doações da família, é composto predominantemente por objetos de uso pessoal, mobiliário e equipamentos domésticos pertencentes a Alphonsus de Guimaraens.

Com a gerência da Superintendência de Museus e Artes Visuais, o museu possui uma parceria com a Associação Acervos Literários de Mariana, formalizada por meio de convênio de cooperação técnica vigente e constante diálogo com a comunidade local.

 

Histórico

O Governo do Estado de Minas Gerais adquiriu a casa do poeta, Alphonsus de Guimaraens, para abrigar o museu, em 1975. O prédio do museu foi restaurado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) entre 1976 e 1979. Além dos objetos que detalham a vida do poeta, o museu reúne, desde 1984, um acervo textual, com correspondências, originais dos poemas, fotografias, recortes de jornais e obras raras, estimando-se 1.500 documentos e 240 livros.

 Contatos

Mais informações pelo telefone (31) 3557-3259 ou pelo e-mail museualphonsusguimaraes@cultura.mg.gov.br

 Leia mais sobre a Superintendência de Museus e Artes Visuais