Espaço de divulgação e apreciação de trabalho dos artistas populares de Minas, o Centro de Arte Popular registra a riqueza e a diversidade cultural de Minas Gerais, dinamiza a produção, o consumo e a fruição cultural e atua como fator de inclusão social.

O Centro de Arte Popular foi elaborado para conduzir o visitante ao sincretismo cultural próprio e característico do povo brasileiro, por meio de quatro salas para exposição de longa duração, uma sala para exposições temporárias, sala multiuso, auditório, além de um espaço multidisciplinar, com uma dinâmica cultural. Além de uma área externa com jardim para o café e para a comercialização de produtos alimentícios locais.

Com projeto dos arquitetos Janete Costa e Acácio Gil Borsoi, o equipamento cultural, que está sob a administração da Superintendência de Museus e Artes Visuais da Secretaria de Estado de Cultura, integra o Circuito Cultural da Praça da Liberdade.

 

Histórico

Inaugurado em 19 de marco de 2012, na Rua Gonçalves Dias no prédio do antigo Hospital São Tarcísio, o Centro de Arte Popular possui em seu acervo 800 peças, grande parte delas pertencente ao Estado, mas também oriundas de empréstimo, através de comodato, de acervo de colecionadores privados e de outras instituições. A exposição de longa duração apresenta ao público 360 peças aproximadamente, que retratam as diferentes expressões de arte criadas pelo homem, ao longo do tempo, em Minas Gerais.

 

Contatos

Mais informações pelo telefone (31) 3222-3231 ou pelo e-mail centrodeartepopular@cultura.mg.gov.br

 

Serviços

Solicitação de visita guiada ao Centro de Arte Popular

 

Leia mais sobre a Superintendência de Museus e Artes Visuais