A Biblioteca Pública de um país, de um estado ou de uma cidade é também a memória viva do local em que está inserida. Para reforçar essa identidade mineira, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa passa a se chamar Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais. A mudança de denominação foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais no dia 4 de maio.

A alteração remonta ao nome de batismo quando da inauguração da Biblioteca, realizada em 1954 pelo então governador Juscelino Kubitscheck.

Com um acervo com mais de 570 mil exemplares, a Biblioteca, parte integrante do Circuito Liberdade, é destaque também pela quantidade de visitantes que recebe – cerca de 300 mil ao longo do ano, e configura-se como um dos principais espaços culturais não somente de Belo Horizonte, como também de Minas Gerais.

Mais de 60 anos de história

A Biblioteca Pública do Estado de Minas Gerais foi criada em 1954, pelo então governador Juscelino Kubitscheck. O projeto arquitetônico foi confiado a Oscar Niemeyer, e a nova biblioteca nasceu com a missão de empreender uma variedade de ações culturais, atreladas à leitura. Em 1961 a Biblioteca passou a ocupar o prédio atual, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, sendo batizada em homenagem ao professor Luiz de Bessa. Desde então, são mais de seis décadas reunindo e organizando acervos bibliográficos e audiovisuais para serem colocados a serviço da comunidade; incentivando o uso do livro como fonte básica de informação e lazer; preservando e divulgando a bibliografia relativa a Minas Gerais.

Em 2000 a Biblioteca expandiu sua área e também seus serviços, transferindo para o prédio Anexo Professor Francisco Iglésias o setor de Empréstimo Domiciliar e o setor de Referência e Estudos. Em 2014, a Biblioteca foi uma das dez bibliotecas brasileiras selecionadas pelo Edital de Acessibilidade da Fundação Biblioteca Nacional. Através do edital, a instituição está recebendo capacitação para se tornar referência em acessibilidade em Bibliotecas Públicas.

Hoje, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais abriga um acervo de mais de 570 mil exemplares, conta com mais de 100 mil associados, e recebe cerca de 300 mil pessoas a cada ano.

SERVIÇO

BIBLIOTECA PÚBLICA ESTADUAL DE MINAS GERAIS

Anexo Professor Francisco Iglésias | Rua da Bahia, 1.889

Empréstimo Domiciliar, Referência e Estudos e Passarela Cultural:

(incluindo sala de Internet e sala de estudos)

Segunda a sexta-feira, das 10h às 18h

Sábado, das 8h às 12h (Clique aqui para verificar o funcionamento nos sábados do mês de maio )

 

Edifício Luiz de Bessa | Praça da Liberdade, 21

Infanto-juvenil, Braille, Periódicos e Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Sábado, das 8h às 12h (Clique aqui para verificar o funcionamento nos sábados do mês de maio)

Coleções Especiais, Hemeroteca Histórica e Periódicos:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 18h

 

Recebimento de doações:

Segunda a sexta-feira, das 8h às 17h (faça contato previamente no 3269 1224 ou selecao.sub@cultura.mg.gov.br)

Site: www.bibliotecapublica.mg.gov.br