Os documentos de origem pública e privada dos períodos colonial, imperial e parte do republicano de Minas Gerais são custodiados pelo Arquivo Público Mineiro (APM). O acervo é completo por manuscritos, impressos, mapas, plantas, fotografias, gravuras, filmes, livros, folhetos e periódicos com capítulos da história do Estado.

O APM dispõe de uma biblioteca especializada na história de Minas, com cerca de 12.000 títulos. São obras que apresentam características especiais, pelo seu valor histórico cultural e padrão tipográfico. No acervo merece destaque a coleção de 2.000 obras consideradas raras ou preciosas, publicadas entre os séculos XVI e XX.

 

Histórico

Criado em Ouro Preto, em 11 de julho de 1895, o APM é a instituição cultural mais antiga de Minas Gerais. Hoje, o APM está instalado em um dos casarões históricos da Av. João Pinheiro na capital mineira, que foi sede da Prefeitura de Belo Horizonte até 1938. Com uma visitação de 5 mil usuários e cerca de 300 mil acessos à sua página eletrônica por ano, a instituição é a principal fonte de pesquisa da identidade mineira.

Contatos

Mais informações pelo telefone (31) 3269-1167 ou pelo e-mail apm@cultura.mg.gov.br

Serviços

Acesso ao acervo do Arquivo Público Mineiro por meio da base informatizada

Como solicitar emissão de certidão probatória de documentos do acervo do Arquivo Público Mineiro

Consulta on line da Revista do Arquivo Público Mineiro

Leia mais sobre a Superintendência do Arquivo Público Mineiro