Programa de Estímulo ao Audiovisual é um dos mais conceituados programas de incentivo à produção audiovisual no Brasil. Fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig).

A última edição do Filme em Minas, para dar conta da diversidade da produção audiovisual do Estado, contou com sete categorias distintas:

- Produção de longas-metragens;

- Distribuição de longas-metragens;

- Finalização;

- Curtas e médias-metragens;

- Formato livre;

- Publicações, preservação e memória;

- Incentivo Minas Film Commission ao cinema nacional.

 

Histórico

o Filme em Minas, em cinco edições, já contemplou 143 projetos, totalizando um investimento superior a R$17 milhões.

 

 Programa de Desenvolvimento do Audiovisual Mineiro - PRODAM

Lançado no final de maio de 2016 pelo governador Fernando Pimentel e pelo secretário Angelo Oswaldo, o PRODAM funciona como uma plataforma interativa que visa o incentivo e fomento ao setor audiovisual e se apresenta como potencializador do desenvolvimento cultural, econômico e social. Desde seu lançamento, foram anunciados editais no valor total de R$ 23,5 milhões, com recursos do Estado e da Ancine.

Para estimular todos os ângulos de ação do segmento audioviisual, o Prodam unifica, no campo do audiovisual, além de instituições privadas, as secretarias de Estado de Cultura, de Educação e de Turismo. Entre as entidades da administração pública indireta, têm assento garantido na mesa de discussões as fundações de Amparo a Pesquisa de Minas Gerais (Fapemig), Clóvis Salgado e a TV Minas Cultural e Educativa - Rede Minas, as companhias Energética de Minas Gerais (Cemig) e de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig), o Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG), a Rádio Inconfidência, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha) e a Imprensa Oficial de Minas Gerais. A coordenação do PRODAM fica a cargo de Gilvan Rodrigues, diretor da Fundação Clóvis Salgado.

Contato

Mais informaões pelo telefone (31) 3915-2639 ou pelo e-mail filmeemminas@cultura.mg.gov.br

Serviços

Fomento para produção audiovisual

Documentos

Leia mais sobre a Superintendência de Interiorização e Ação Cultural