Para atender à crescente demanda por profissionais qualificados e especializados no setor cultural, o“Programa de Formação e Capacitação Artística e Cultural”, coordenado pela Superintendência de Interiorização e Ação Cultural, desenvolve oficinas e cursos de aprimoramento técnico e artístico em diversos municípios de Minas Gerais com o intuito de fomentar o desenvolvimento econômico e cultural da região.

O objetivo é capacitar artistas, técnicos, empreendedores e gestores, tanto do setor público quanto do privado, nas diversas áreas da economia criativa e da produção cultural, a fim de promover a formação de iniciantes e a qualificar profissionais que atuem informalmente no mercado de trabalho.

Os temas, as datas e os locais de realização dos cursos e oficinas são definidos a partir de um mapeamento das demandas encaminhadas à Secretaria de Estado de Cultura por pessoas físicas ou jurídicas, ou necessidades detectadas por técnicos de cultura e de seus órgãos vinculados. Preferencialmente, estas atividades são desenvolvidas em cidades-polo, com o intuito de atender a um maior número de municípios.

Para a realização dos cursos e oficinas de capacitação, também são estabelecidas parcerias da Secretaria de Estado de Cultura com prefeituras, órgãos municipais de cultura e entidades culturais públicas ou privadas, com o objetivo de dar suporte para o desenvolvimento da atividade e garantir uma certificação adequada para uma futura atuação dos contemplados com a iniciativa.

Contato:

Para se inscrever e solicitar a realização de cursos e oficinas em seu município, envie um email para sac@cultura.mg.gov.br.