A intensa programação da 32ª Semana Rosiana, que movimentou as redes sociais durante esta semana, chega ao fim neste sábado (1/8). O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult), por meio do Museu Casa Guimarães Rosa, localizado em Cordisburgo, em parceria com a Academia Cordisburguense de Letras, ocorre em variadas plataformas digitais (Facebook, Instagram, Youtube, Spotify, plataforma Zoom), em função da pandemia de Covid-19 e do decorrente e necessário distanciamento social.

Na sexta-feira (31/7), às 19h, no Instagram do Museu Casa Guimarães Rosa, a contadora de estórias, diretora e coordenadora do Grupo de Contadores de Estórias Miguilim, Elisa Almeida, irá comentar a narração de Travessia do Liso do Suçuarão, que será feita em seguida pelo Grupo de Contadores de Estórias Miguilim. Às 19h30 começa a narração propriamente dita da estória, texto extraído do livro Grande Sertão: Veredas. Link para acesso ao vídeo https://youtu.be/2hBaRxGOlaI

Já às 20h30, ainda na sexta-feira, o ator Odilon Esteves fará leituras lúdicas e teatrais de trechos da obra Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa. O ator vai dar enfoque aos trechos da obra em que Riobaldo fala de sua relação com Diadorim: desde o momento em que se conhecem, na infância; passando pelo reencontro, anos mais tarde; a revelação do verdadeiro nome de Reinaldo; a descoberta dos seus sentimentos e o duro desfecho. A live acontece no Instagram do Museu Casa Guimarães Rosa.

A live sobre a narração da estória O Sagrado e o Profano nas Veredas de Riobaldo, com Fábio Barbosa, abre a programação de 1º de agosto, sábado, no Instagram do Museu Casa Guimarães Rosa, às 10h. Às 10h30, no canal do Youtube do Museu Casa Guimarães Rosa, será exibida a edição virtual da Caminhada Eco-literária, com o tema O Sagrado e o Profano nas Veredas de Riobaldo. Em um vídeo emocionante, os membros do Grupo Caminhos do Sertão irão narrar trechos da obra de Guimarães Rosa, além de cantar e tocar canções típicas do universo rosiano e do sertão mineiro. Link de acesso ao vídeo: https://youtu.be/XdmraSbwuug

O encerramento da 32ª Semana Rosiana acontece no sábado com a live Canções Rosianas – Remanso do Rio Largo, no Instagram do Museu Casa Guimarães Rosa, às 20h. O cantor e compositor mineiro Celso Adolfo interpreta canções do seu álbum Remanso do Rio Largo, inspirado nos contos do livro Sagarana.

32ª Semana Rosiana
27 de Julho a 1º de Agosto de 2020
Museu Casa Guimarães Rosa
E-mail: museuguimaraesrosa@secult.mg.gov.br
Facebook: https://www.facebook.com/museucasaguimaraesrosa.mg/
Instagram: https://www.instagram.com/museuguimaraesrosa/
Youtube: https://bit.ly/museuguimaraesrosa

Acesse a programação completa e detalhada do evento AQUI.

Leia mais sobre a Semana Rosiana AQUI.