O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha-MG) e da Rede Minas promove, em agosto, uma programação especial dedicada a celebrar o Dia Nacional do Patrimônio Cultural.

Filmes, lançamentos de publicações, exposições virtuais e webinários integram as atividades, que estarão disponíveis gratuitamente nos sites iepha.mg.gov.br e circuitoliberdade.mg.gov.br, e nas redes sociais (Instagram, Facebook e YouTube do Iepha e do Circuito Liberdade). Comemorada em 17 de agosto, a data homenageia o nascimento de Rodrigo Melo Franco de Andrade, mineiro, pioneiro na formulação e implementação da política pública de reconhecimento da diversidade da cultura nacional.

Reconhecidos como patrimônio imaterial de Minas Gerais, as Folias de Minas, os Arturos, a Festa de Nossa Senhora dos Homens Pretos de Chapada do Norte, o modo artesanal de fazer o queijo da Região do Serro e as Violas de Minas entram em cena na programação de agosto da Rede Minas. O programa Faixa de Cinema, que vai ao ar toda sexta-feira, às 23h30, no canal da emissora, exibirá os cinco documentários produzidos pelo Iepha-MG. Realizado pelo Iepha em 2019, com direção de Felipe Chimicatti e Pedro Carvalho, o documentário As Folias de Minas, estreando no canal, abre a série, no dia 7/8.

No Circuito Liberdade, os edifícios que abrigam os equipamentos culturais também se juntam à programação do mês do patrimônio cultural 2020. Por meio de vídeos, fotos e documentos, as histórias dos prédios do Circuito, localizados no entorno da Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, serão contadas por cada espaço cultural, em suas redes sociais e sites. Acompanhe os canais da Secult e do Iepha-MG para aproveitar essa especial e diversa programação.