O presidente da Fundação Nacional de Artes (Funarte), Luciano Silva, está em Minas Gerais nesta semana e, entre seus compromissos, tem feito visitas para conhecer equipamentos culturais do Estado. Os encontros fazem parte de uma agenda firmada com o secretário de Estado Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, e têm o objetivo de estimular futuras parcerias entre as entidades.

Na quarta-feira (29/7), Luciano Silva foi à Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), onde foi recebido por sua presidente, Julia Mitraud. Com apoio da equipe administrativa, Julia apresentou a estrutura e as produções da instituição aos membros da delegação da Funarte.

Luciano Silva ressaltou a importância da visita. “Nosso objetivo é fazer da Funarte uma entidade realmente de âmbito nacional. Queremos promover uma reestruturação descentralizada, agregando e ampliando possibilidades por meio de parcerias com instituições renomadas de todo o Brasil, como a Faop”, declarou.

De acordo com Julia Mitraud, “ampliar as ações nos campos da arte e da preservação do patrimônio, com sistematização dos métodos e consolidação da capacidade educativa, profissionalizante e executiva, para a promoção da cultura e a transformação social, é parte da missão e dos valores da Faop. Assim, estamos muito animados com a possibilidade de desenvolver essa parceria com a Funarte em projetos pilotos ligados à formação cultural”.

Foto Faop Recebe Presidente Funarte FILIPE BARBOZA.3

A agenda do presidente da Funarte por Minas continua nesta semana. Na quinta-feira (30/7), ele visita a Fundação Clóvis Salgado (FCS), onde será recebido pela presidente da entidade, Eliane Parreiras. Já na sexta-feira (31/7), ele vai à Serraria Souza Pinto, espaço sob administração da FCS, para conhecer o projeto Canto da Rua Emergencial, que oferece auxílio às pessoas em situação de rua de Belo Horizonte durante a pandemia de Covid-19.

O roteiro de Luciano Silva se encerra com uma visita à regional da Funarte em Minas Gerais, localizada na região Central de BH, próxima à Praça da Estação. Na ocasião, o presidente da Funarte será acompanhado pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo, Leônidas Oliveira.

 A Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop) e a Fundação Clóvis Salgado (FCS) são instituições vinculadas à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult).

Imagens: Filipe Barboza /Faop