A Filarmônica de Minas Gerais estreia, nesta sexta-feira (26/6), em seu canal no YouTube (www.youtube.com/filarmonicamg), a Terceira Sinfonia de Beethoven, com regência do maestro Fabio Mechetti, diretor artístico e regente titular da Orquestra.

A "Sinfonia Eroica" é um marco fundamental na produção sinfônica do século XIX. Se, antes, o gênero sinfônico servia de entretenimento para a aristocracia, a Terceira Sinfonia de Beethoven apresenta-se como uma música para toda a humanidade. Escrita entre 1802 e o início de 1804, o compositor inspirou-se nos ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade da Revolução Francesa para criar a mais longa e complexa sinfonia escrita até então.

O título da Terceira era "Sinfonia grande, intitulada Bonaparte". Porém, quando Napoleão autoproclamou-se Imperador dos Franceses, em maio de 1804, Beethoven, decepcionado e enfurecido, apagou essa dedicatória com tanta força que rasgou o papel.

A Filarmônica de Minas Gerais tem disponibilizado todas as sextas-feiras, às 20h30, concertos gravados nos últimos anos, mas ainda inéditos. Os concertos podem ser assistidos no canal da Orquestra no YouTube, dentro da playlist Concertos em casa.

Este projeto é apresentado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e conta com recursos da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Realização: Instituto Cultural Filarmônica, Secretaria Estadual de Cultura e Turismo de MG, Governo do Estado de Minas Gerais, Secretaria Especial da Cultura, Ministério da Cidadania e Governo Federal.