As inscrições para o Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais e para o Prêmio Décio Noviello de Fotografia da Fundação Clóvis Salgado foram prorrogadas – o novo prazo é 7 de maio de 2020. Serão selecionados dois projetos para o Palácio das Artes – galerias Arlinda Corrêa Lima e Genesco Murta, e dois projetos para a CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais. Trata-se de uma premiação nacional que estimula o fomento artístico e incentiva a circulação de artistas e obras contemporâneas e a previsão é de que o resultado seja divulgado no dia 19 de maio de 2020.

Os artistas selecionados receberão R$10.000,00, para cada exposição coletiva, e R$8.000,00 para as individuais, além de transporte de obras, montagem e divulgação da exposição pelas equipes de Artes Visuais e de Comunicação da Fundação Clóvis Salgado. A Instituição também garantirá a publicação de um catálogo das exposições. Podem se inscrever artistas e coletivos do Brasil e do exterior, desde que possuam visto de permanência definitivo no país. Dúvidas sobre o edital podem ser esclarecidas pelo e-mail artesvisuais@fcs.mg.gov.br.

As inscrições para os prêmios são gratuitas e, pela primeira vez, são realizadas de forma exclusivamente digital. Os trabalhos devem ser submetidos através da plataforma online Sei, por meio da criação de um usuário externo. Em um prazo de 48 horas o cadastro do usuário é validado e toda a documentação exigida poderá ser anexada. O passo a passo para a inscrição online e as orientações sobre todo o processo estão disponíveis no site da FCS: www.fcs.mg.gov.br.

Os trabalhos serão avaliados por uma Comissão de Seleção do Edital, que contará com a participação de profissionais convidados, com notória especialização em Artes Visuais. Serão avaliados os portfólios dos inscritos e os projetos apresentados conforme os seguintes critérios: qualidade e contemporaneidade, relevância estética e conceitual, originalidade e ineditismo em Belo Horizonte e adequação ao espaço físico pretendido. O resultado do Prêmio será divulgado no dia 19 de maio de 2020.

Sorteio de cartazes
O Prêmio Décio Noviello possui identidade visual que mescla as formas geométricas e cores vibrantes presentes nas obras do artista mineiro com a arquitetura do complexo cultural Palácio das Artes e da CâmeraSete – Casa da Fotografia de Minas Gerais. Para divulgação das inscrições, foram produzidos cartazes em serigrafia, que serão sorteados para o público por meio de uma publicação no Instagram da Fundação Clóvis Salgado (@fcs.palaciodasartes).Foram produzidas três versões do cartaz – em diferentes cores e estruturas geométricas – e cada uma delas será sorteada uma vez, sendo um cartaz para cada pessoa selecionada.

Contemplados
Já foram contemplados pelo Edital de Artes Visuais da FCS trabalhos de artistas como Adriana Maciel, André Griffo, Bete Esteves, Claudia Tavares, Éder Oliveira, Isabel Löfgren e Patricia Gouvêa, Juliana Gontijo, Luis Arnaldo, Marcelo Armani, Nydia Negromonte, Ricardo Burgarelli, Ricardo Homen, Lorena D’arc, Renata Cruz e Rodrigo Arruda.

Já o Edital de Fotografia da FCS já contemplou, desde sua primeira edição, trabalhos dos artistas Daniel Antônio, Letícia Lampert, Luiza Baldan, Nelton Pellenz, Tiago Aguiar, Coletivo Família de Rua, Victor Galvão e Élcio Miazaki.

Homenagem a Décio Noviello
A estreita relação que Décio Noviello manteve com a Fundação Clóvis Salgado ao longo dos anos se consolida com a renomeação dos Editais de Ocupação para Prêmio Décio Noviello. Desenhista, cenógrafo, figurinista, gravurista e pintor, Décio foi um importante nome da arte pop brasileira. Sua exposição Cor Opção ocupou a galeria Genesco Murta durante a programação do ArteMinas 2018 e foi a última mostra em vida do artista belo-horizontino.

A Fundação Clóvis Salgado é vinculada à Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult). 

Serviço
Prêmio Décio Noviello de Artes Visuais e Prêmio Décio Noviello de Fotografia
Inscrições: Até 7 de maio de 2020 pelo site www.fcs.mg.gov.br
Resultado: 19 de maio de 2020
Informações para o público: (31) 3236-7400 e www.fcs.mg.gov.br

Foto: Divulgação FCS

Enviar para impressão