Jovens Solistas 2018 Paulo Lacerda FCS 3

Estão abertas as inscrições para o VIII Concurso para Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, iniciativa da Fundação Clóvis Salgado (FCS). A premiação vai contemplar instrumentistas, e, pelo terceiro ano consecutivo, um jovem regente.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente até 15 de março (domingo), por meio de preenchimento de formulário online disponível no site da FCS. Em seguida, o candidato deve enviar os documentos necessários para finalizar a inscrição para o endereço de e-mail: jovens.solistas@appa.art.br.

Para a edição 2020 do Concurso, serão selecionados instrumentistas e um jovem regente em audições a serem realizadas de 28 a 30 de março, no Palácio das Artes, em Belo Horizonte. Os resultados serão divulgados até 2 de abril de 2020, e estarão disponíveis nos sites http://www.appa.art.br e www.fcs.mg.gov.br.

Como prêmio, os vencedores participarão das edições especiais das séries Sinfônica ao Meio-Dia e Sinfônica em Concerto, com regência de Roberto Tibiriçá, ao lado da Orquestra Sinfônica. As apresentações acontecerão no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes, em 14 e 15 de abril.

Na modalidade Instrumentista, o concurso é destinado aos seguintes naipes: Cordas (Violino, Viola, Violoncelo, Contrabaixo, Harpa, Violão e Piano), Madeiras (Flauta, Oboé, Clarineta, Fagote) e Metais (Saxofone, Trompa, Trompete, Trombone e Tuba). Já a modalidade Jovem Regente destina-se a alunos que estejam cursando a matéria em alguma universidade ou estudando com algum professor de reconhecida experiência.

O candidato deverá comprovar uma das duas situações e demonstrar preparo suficiente para desenvolver as atividades das provas eliminatórias. A banca de avaliação para todas as modalidades terá como presidente o maestro Roberto Tibiriçá, regente da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais entre 2010 e 2013, e titular da cadeira de nº 5 da Academia Brasileira de Música.

O maestro foi, também, vencedor do prêmio de Jovem Regente da Osesp – Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo nos anos de 1983 e 1984, onde passou a ser o Principal Regente-Convidado, atuando por quase 18 anos ao lado do Maestro Eleazar de Carvalho, criador do Concurso de Jovem Regente da Osesp. Em 2010, o maestro sugeriu o concurso em igual formato para a Fundação Clóvis Salgado.

Concurso Jovens Solistas – O VIII Concurso para Jovens Solistas da OSMG busca prestigiar o talento do jovem estudante de música erudita brasileiro, além de oferecer a oportunidade para os selecionados se apresentarem ao lado de um Corpo Artístico profissional, revelando seu talento para o público, crítica especializada e para o mercado de trabalho.

Fotos: Paulo Lacerda /FCS