semana gde

Iniciativas da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) estarão em evidência durante a Semana Nacional do Turismo 2019, que acontece entre os dias 3 e 6 de dezembro, em Belo Horizonte.

O evento, que discute governança, inteligência de mercado e aspectos variados da gestão turística será uma oportunidade para que Minas possa promover os destinos da região, trocar experiências e difundir projetos do Estado. Participam representantes do Conselho Nacional de Turismo, gestores municipais, estaduais e nacionais, membros da Organização Mundial do Turismo, formadores de opinião e especialistas da área.

Para Marina Simião, subsecretária de Turismo de Minas Gerais, a Semana Nacional do Turismo será “extremamente produtiva, onde vamos poder trocar experiências, colaborar com outras entidades presentes e identificar como podemos atuar de forma conjunta com atuais e potenciais parceiros”, diz. A subsecretária destaca também as perspectivas que se abrem para que o estado possa mostrar aos participantes a hospitalidade mineira, além do patrimônio, gastronomia e demais atrativos de Minas.

Com o objetivo de promover os produtos e roteiros da Serra da Mantiqueira, será lançado, na quarta-feira (4/12), o projeto Destino Mantiqueira. A iniciativa busca valorizar os produtos regionais, fomentando parcerias e estimulando o incremento do fluxo turístico nos municípios envolvidos. São parceiros no projeto, além da Secult-MG, as Secretarias de Turismo de São Paulo e Rio de Janeiro, o Ministério do Turismo, e nove Instâncias de Governança Regionais:Circuito das Águas, Circuito das Águas Paulista, Circuito Caminhos da Mantiqueira, Circuito Serras de Ibitipoca, Circuito Serras Verdes, Circuito Terras Altas da Mantiqueira, Circuito Trilhas dos Inconfidentes, Mantiqueira Paulista e Região das Agulhas Negras.

Com uma extensão de cerca de 500 km, a Mantiqueira integra mais de 100 cidades nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, reunindo grande diversidade de atrativos turísticos que vão de passeios de Maria Fumaça a viagens de balão, passando por spas relaxantes e rotas de cicloturismo. Lá, o viajante encontra roteiros gastronômicos, rurais, religiosos, culturais e de ecoaventura.

Desenvolvimento regional

Minas Gerais une-se também ao vizinho Espírito Santo, desta vez para assinar um acordo que permitirá a construção de um roteiro integrado para valorizar os produtos turísticos das regiões do Caparaó, tanto o Capixaba quanto o Mineiro. O Termo de Parceria Técnica para Roteirização Integrada será firmado pelos municípios de Dores do Rio Preto (ES) e Espera Feliz (MG), em parceria com o Ministério do Turismo, a Secretaria de Estado de Turismo do Espírito Santo e Secult-MG.

O intuito é promover o desenvolvimento sustentável, conectando empreendedores, produtores rurais e entidades representativas, tendo como foco os três principais atrativos e produtos dos municípios: a Unidade de Conservação Parque Nacional do Caparaó, com sua natureza exuberante; a gastronomia local, com sabores inigualáveis; e o Turismo Rural, que a partir do negócio do café, começa a despertar nos produtores rurais a possibilidade de geração de emprego e renda, com o turismo vivencial e de experiência.

Minas Recebe

Nos dias 3 e 4/12, como evento paralelo à Semana Nacional do Turismo, a Secult promove o Encontro dos Receptivos 2019 do Programa Minas Recebe. A programação da atividade inclui painéis sobre tendências do turismo, como a transformação digital e o papel da tecnologia e inovação na experiência turística; empreendedorismo e oportunidades; e turismo criativo, com apresentação de possibilidades de produtos para o setor receptivo.

As agências e operadores de receptivo turístico presentes poderão trocar experiências sobre projetos, ações, serviços e práticas realizadas que inovaram de alguma forma no âmbito das atividades desenvolvidas pelos receptivos.

O Minas Recebe oferece às empresas habilitadas diversas ações de apoio à comercialização de destinos nos mercados nacionais e internacionais. Qualificação e capacitação dos agentes operadores, participação de reuniões técnicas para fortalecimento do setor, viagens de reconhecimento de produtos e destinos, participação em feiras e eventos profissionais são alguns exemplos de benefícios ofertados por meio Programa criado pela Secult.

Ainda como parte da programação do Encontro Minas Recebe, a Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) irá lançar a “Experiência Braztoa Belo Horizonte 2020”, no dia 4/12, às 14h. Na ocasião será assinado um protocolo de intenções entre a Secult-MG, o Sebrae-MG, a Belotur e o Belo Horizonte Convention & Visitors Bureau. A Experiência Braztoa é um evento que promove relacionamento, capacitação e negócios através de experiências sensoriais. Reúne agentes de viagens de diferentes partes do Brasil que interagem com operadores, destinos, companhias aéreas e outros parceiros nacionais e internacionais, buscando um novo jeito de fazer negócios. A proposta é que a edição de 2020 seja realizada em Belo Horizonte e no Inhotim.

Prêmio Nacional do Turismo

A cerimônia de entrega do Prêmio Nacional do Turismo 2019 também fará parte da Semana Nacional. A Secult concorre ao prêmio “Iniciativas de Destaque”, como finalista em duas frentes: o programa “ICMS Critério Turismo”, pela categoria Fortalecimento da Gestão Integrada e Descentralizada do Turismo, e o Observatório do Turismo de Minas Gerais, pela categoria Gestão de Dados e Monitoramento do Turismo. Promovida pelo Ministério do Turismo, a premiação visa identificar e reconhecer iniciativas de destaque do turismo e profissionais que tenham inovado ou trabalhado de forma proativa para o desenvolvimento do setor no país. Leia mais aqui.

Secult na Semana Nacional do Turismo

Lançamento do Destino Mantiqueira

Data: 4/12

Horário: 9h30

Local: Sala Juvenal Dias – Palácio das Artes

Cerimônia de assinatura do Acordo Caparaó

Data: 4/12

Horário: 14h30

Local: Memorial Minas Gerais Vale – Praça da Liberdade

Encontro Minas Recebe

Data: 3 e 4/12

Horário: de 9h às 18h

Local: Memorial Minas Gerais Vale – Praça da Liberdade

Lançamento da Experiência Braztoa Belo Horizonte 2020

Data: 4/12

Horário: 14h, dentro do Minas Recebe

Local: Memorial Minas Gerais Vale – Praça da Liberdade

2º Prêmio Nacional do Turismo

Data: 4/12

Horário: 18h30

Local: Grande Teatro Cemig Palácio das Artes - Fundação Clóvis Salgado

Foto: Ricardo Canibal