Na próxima terça-feira, 12 de novembro, a subsecretária de Estado de Cultura, Rute Assis, a presidente da Fundação Clóvis Salgado, Eliane Parreiras, e um grupo de servidores da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) chegam a Ipatinga para uma série de atividades gratuitas e abertas ao público interessado na área cultural. Um dos destaques será o “Fala Cultura”, programa de diálogo da secretaria voltado para agentes, produtores e artistas. O evento é uma oportunidade de esclarecer sobre as possibilidade de fomento e incentivo no setor e ocorre no teatro do Centro Cultural Usiminas no Shopping Vale do Aço, das 17h às 19h30.

A programação conta ainda com visitas a grupos artísticos e espaços culturais da cidade e um encontro com empresários locais para esclarecer dúvidas sobre a utilização dos incentivos ficais na Lei Estadual de Cultura.

Na quarta-feira, dia 13, ocorre a 29ª Reunião do Conselho Estadual de Política Cultural (CONSEC), composto por 17 representantes do Poder Público e 17 representantes da sociedade civil organizada, sendo presidido pelo secretário de Estado de Cultura, Marcelo Matte, que será representado pela subsecretária de Cultura, Rute Assis. A missão do Conselho é acompanhar a elaboração e a implantação das políticas públicas do Estado para a Cultura. Mantendo-se como arena de discussão com os atores da sociedade civil e instituições artísticas e culturais, o CONSEC contribui para integração entre os órgãos públicos e as entidades da iniciativa privada do setor cultural, garantido participação e transparência. A reunião será no Auditório do Hospital Municipal de Ipatinga, das 9h às 16h.

A subsecretária de Estado de Cultura, Rute Assis, celebra a chegada à Ipatinga, uma das principais economias de Minas, com o maior PIB per/capita da região e um dos maiores do Estado, “Ipatinga é vocacionada para o desenvolvimento econômico e para a Cultura, reúne diversas indústrias que investem muito e historicamente em projetos culturais. A cena artística é referência no Estado”, destaca.

A subsecretária reforça ainda a importância de descentralizar as ações da Secult. “Temos procurado trabalhar de forma descentralizada, desconcentrar recursos e ampliar as iniciativas para as diversas regiões do Estado. Temos uma série de editais, alguns com foco no interior e nas culturas populares, para serem lançados”, explicou. Segue abaixo parte da programação dos representantes da Secult MG em Ipatinga.

Programação:

12 de Novembro de 2019 (Terça-Feira)
Visita – Conselheiros
Horário: 13h às 16h.
Local:
1- Academia Olguin
2- Centro Cultural USIMINAS
3- Espaço Hibridus Ponto de Cultura
4- Estação Memória Zeza Souto
5- Complexo Turístico Estação Pouso de Água Limpa com apresentação das Escolas Municipais de música e artes cênicas / Parque Ipanema

Fala Cultura
Data: 12 de Novembro de 2019 (Terça-Feira)
Horário: 17h às 19h30min.
Local: Teatro do Centro Cultural Usiminas - Shopping Vale do Aço - Av. Pedro Linhares, 3.900 A, Ipatinga/MG

13 de Novembro de 2019 (Quarta-Feira)
29ª Reunião Ordinária do CONSEC
Horário: 09h às 16h.
Local: Auditório do Hospital Municipal de Ipatinga: Av. Felipe dos Santos, 123 - Cidade Nobre/Ipatinga-MG