Cada cidade do mundo é única, com imagens que lhe são próprias. Mas há aspectos que as deixam iguais a todas as outras. A correria do dia a dia, a falta de tempo, a solidão, a pobreza, os becos escondidos, os movimentos, os excluídos, os momentos de contemplação. O olhar atento para esses detalhes da vida fez com que os fotógrafos Gustavo Dragunskis e Natália Lima conseguissem captar o que faz com que lugares tão distantes no mundo se tornem tão próximos e similares em muitos aspectos. Para apresentar a beleza desses registros feitos em países das Américas, Europa e no Brasil, o Memorial Minas Gerais Vale, integrante do Circuito Liberdade, apresenta a exposição fotográfica Urbanus. A mostra abre no dia 19/10, às 11 horas, e seguirá até o dia 6 de fevereiro de 2020, no espaço do Café do Memorial. A entrada é gratuita e no horário de funcionamento do museu.

urbanus1 gde

Serão 15 fotos expostas e 60 em looping no vídeo do Café. “Em tudo vejo a possibilidade de uma foto. Comecei a fotografar em 2006 com uma câmera analógica e saí viajando pelo mundo com esse olhar para as cidades. Adoro andar no centro de Belo Horizonte, onde em cada pessoa e em cada canto encontro motivos para fotografar”, explica Gustavo Dragunskis, que, apesar de estar fazendo suas primeiras exposições fotográficas, já teve foto exposta até no Museu do Louvre, em Paris. “Foi uma menção honrosa que recebi ao inscrever meus trabalhos em um concurso internacional”, conta. 

Foi a poesia que levou a estudante de Engenharia Mecânica Natália Lima para a fotografia. Gustavo a enviava fotos para que, sobre as imagens, Natália fizesse poemas. Assim foram construindo uma relação entre as duas artes e, então, Natália passou a estudar fotografia. “Aprendi muita coisa com Gustavo e ainda estou aprendendo”, revela Natália. Nesse movimento, começaram a fazer exposições juntos, e estão à procura de editais onde possam mostrar mais a sua arte.

urbanus2 gde

O Memorial Minas Gerais Vale fica no Circuito Liberdade, na Praça da Liberdade, 640, esquina com Gonçalves Dias. Horário de funcionamento: terças, quartas, sextas e sábados, das 10h às 17h30, com permanência até18h. Quintas, das 10h às 21h30, com permanência até22h. Domingos, das 10h às 15h30, com permanência até16h.

Fotos: Gustavo Dragunskis