Com o objetivo de mobilizar e sensibilizar atores estratégicos para o desenvolvimento do turismo mineiro, a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) promove, até o final deste ano, Reuniões Técnicas de Alinhamento (RTAs) em municípios de Circuitos Turísticos certificados como Instâncias de Governança Regionais (IGRs).

monteverde gde

A ideia é impulsionar as 47 IGRs certificadas, estimulando os municípios das regiões para movimentar o trade turístico. Para isso, as reuniões técnicas vêm sendo realizadas nas próprias regiões das Instâncias de Governança. O apoio às IGRs tem importantes razões. Minas Gerais é um dos estados com maior potencial turístico do Brasil, por possuir atrativos que passam pelo patrimônio histórico, pela religiosidade, cultura, gastronomia, artesanato, pelas belezas naturais, dentre outros. A hospitalidade também é algo que o visitante sempre coloca como diferencial ao visitar qualquer região mineira.

Com a realização das RTAs, os participantes são capacitados em temas relacionados a promoção e marketing de destinos turísticos e planejamento e gestão do Turismo, incluindo o Mapa do Turismo Brasileiro, o Decreto de Regionalização, Relatórios Gerenciais e Plano Municipal de Turismo. Os técnicos do município podem também trocar experiências entre si para atuar de forma mais efetiva na busca do desenvolvimento do turismo em Minas Gerais.

As Reuniões Técnicas são reconhecidas como uma boa prática pelo Ministério do Turismo. As próximas edições acontecem nas seguintes cidades:

Jacuí (Montanhas Cafeeiras de Minas) – 22/10
Poços de Caldas (Caminhos Gerais) – 24/10
Pouso Alto (Terras Altas da Mantiqueira) – 5/11                                                                                                                      Belo Horizonte (Serras de Minas) -11/11
Rio Casca (Montanhas e Fé) – 19/11
Janaúba (Serra Geral do Norte de Minas) – 27/11                                                                                                                    Belo Horizonte (Serra do Cipó)- 10/12

 

 

Certificação dos Circuitos Turísticos

O governo do Estado publicou, em 26/7, o Decreto nº 47.687, que dispõe sobre os Circuitos Turísticos como executores, interlocutores e articuladores da descentralização e da regionalização do Turismo em Minas Gerais. A publicação regulamenta o art.18 da Lei 22.765, de dezembro de 2017, que institui a Política Estadual de Turismo. O texto apresenta o processo de certificação dos Circuitos Turísticos como Instância de Governança Regional (IGR), atualiza a política de regionalização – que não era alterada desde 2003 – e traz várias inovações. Esse novo marco legal é resultado do trabalho conjunto da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult-MG) com os Circuitos, que participaram ativamente do processo.

Foto: Ricardo Cozo

Se inscreva: linktr.ee/secult