trilha-cultural-bdmg

Minas Gerais é o estado brasileiro com o maior número de municípios. Entre todas as 853 cidades, quanta riqueza cultural e quantos artistas em busca de espaço para apresentar os seus trabalhos.

O Trilha Cultural BDMG é um programa viabilizado pelo Ministério da Cidadania e pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, que possibilita a circulação dos projetos de artistas que se dedicam às artes cênicas (circo, dança e teatro).

De 1º de outubro a 11 de novembro de 2019, grupos interessados em participar do programa poderão se inscrever gratuitamente para levar os seus espetáculos do interior para Belo Horizonte, do interior para outra cidade ou da capital mineira para o interior do estado.

Serão selecionados 10 grupos com propostas inéditas, ou não, nas áreas já mencionadas. Cada grupo receberá um incentivo cultural de R$17 mil para viabilizar o espetáculo e a sua circulação entre fevereiro e julho de 2020.

As propostas serão avaliadas por uma comissão julgadora independente que levantará os seguintes critérios: aspectos técnicos; currículo do proponente; número de apresentações previstas; número de cidades contempladas pela circulação; e contrapartida oferecida para a população e artistas locais, entre oficinas, debates, ensaios abertos e palestras. Vale lembrar que o quesito acessibilidade também será levado em consideração pelo júri.

O regulamento e a ficha de inscrição estão no site do BDMG Cultural: www.bdmgcultural.mg.gov.br.