A singularidade de Minas Gerais, que se traduz em seu valioso patrimônio cultural e histórico, sua natureza exuberante, na gastronomia diversa, na segurança que o Estado oferece ao turista e na hospitalidade do povo mineiro, passa agora a ser representada em uma marca de destino.

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A marca Minas foi lançada pelo governador Rome Zema e pelo secretário de Cultura e Turismo, Marcelo Matte, nesta terça-feira (1/10), em cerimônia no Palácio da Liberdade, em Belo Horizonte. O evento, que teve início com a apresentação do Coral Lírico de Minas Gerais da Fundação Clóvis Salgado, também exibiu o vídeo de apresentação da Marca Minas.

"Estamos criando uma identidade do estado que tem um potencial enorme para atrair turistas, tanto do Brasil quanto do exterior. O que nós queremos é fortalecer e divulgar melhor essas riquezas, principalmente esses ativos intangíveis que temos aqui em Minas. Temos um povo hospitaleiro, culinária riquíssima, festas religiosas e regionais”, afirmou o governador.

Zema citou parcerias para que o estado receba mais voos internacionais e regionais, além da busca de investimentos nas rodovias estaduais e federais. “Nós queremos levar esses atrativos para fora. O próprio mineiro não conhece Minas tão bem. O próximo passo é envolver todo o setor hoteleiro, de transporte”, afirmou o governador.

Identidade

O objetivo da marca é ser a identidade do destino, selando tudo o que ele representa, independentemente de gestão política, para que esta perdure e seja utilizada de forma ampla por todos os atores da cadeia produtiva do turismo, se estendendo também a outros setores que queiram identificar seus produtos. A marca de destino se vincula às características do lugar, fazendo referência a seus atributos e talentos.

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No caso de Minas Gerais, a marca de destino resume os maiores patrimônios do estado, que são o próprio povo mineiro e sua hospitalidade, além do legado histórico, da segurança, das belezas naturais e da rica gastronomia. A marca que Minas Gerais lança tem a vanguarda em seu DNA e ao mesmo tempo promove uma identificação imediata, gerando reconhecimento por parte do público.

O secretário de Cultura e Turismo ressaltou que o estado concentra o maior número de patrimônios tombados do país e 47 circuitos e roteiros turísticos, com montanhas, parques, cachoeiras e demais atrativos. Para Marcelo Matte, “Minas tem tudo para ser o grande hub turístico e cultural do país”. Segundo ele, o estado precisa diversificar sua base econômica, sem abandonar atividades que construíram a alma e o conceito de Minas, mas ingressando definitivamente no século 21 e “promovendo nossa vocação para o empreendedorismo, para a produtividade, inovação e para a construção de um novo modelo econômico baseado na economia criativa, no turismo e na gastronomia, que é a melhor do Brasil”, destacou.

Diante de mercados turísticos nacional e internacional cada vez mais disputados, a construção e consolidação de uma marca de destino é um dos elementos importantes no sentido de apresentar determinado local para atrair mais investimentos e visitantes, estimulando, inclusive, o desejo do turista retornar. A marca de destino de Minas Gerais passa a integrar uma série de políticas e ações de posicionamento do Estado diante dos diversos contextos atuais. Entre estas iniciativas estão as ações de promoção dos atrativos e roteiros, a participação em feiras e eventos e os cursos e capacitações voltados a agentes e operadores de turismo.

No cenário econômico vigente, a marca também contribui para o fortalecimento das estratégias de marketing do destino, que incluem pensar quais mercados se quer alcançar e como expandi-los, e com que tipo de ferramentas de atração de público se pode atuar. O intuito é que a nova marca de destino seja absorvida não somente pelo trade turístico, mas também pelas entidades e instituições que atuam nas diferentes esferas em Minas Gerais, e que possa ser usada em ações compartilhadas.

A marca Minas, as peças para mídias sociais e o manual de aplicação podem ser acessados AQUI