Sempre presente na vida gastronômica dos mineiros, o queijo Minas Artesanal vem conquistando cada vez mais adeptos dentro e fora do Brasil. Reconhecido pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) como Patrimônio Imaterial do estado, o queijo Minas Artesanal é também objeto de inúmeros estudo, que abordam seu processo de feitura, as localidades em que sua produção se desenvolve e suas características mais marcantes. Para dar visibilidade às pesquisas e ampliar o conhecimento da população sobre as particularidades da iguaria, a Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais, parte integrante do Circuito Liberdade, promove nesta terça-feira (17) a palestra "A Geografia do Queijo Minas Artesanal", com o professor e geógrafo Marcos Mergarejo Netto. O evento, que vai contar com degustação de queijo, é gratuito e acontece às 15h no recém-inaugurado Teatro José Aparecido de Oliveira.

Folder

Com anos de pesquisa sobre o universo dos queijos, Marcos Mergarejo vai traçar um panorama sobre alimento desde seus primórdios até os dias de hoje, dando destaque à produção mineira. "Dos diversos alimentos produzidos e consumidos pelo homem, um dos mais antigos, mais saborosos e que exercem mais fascínio sobre o paladar é o queijo", destaca Marcos, que é graduado em História e Geografia pela UFMG, mestre em Geologia Ambiental pela UFOP, e doutor em Geografia pela UNESP.

Marcos Margarejo - Divulgação

A coordenadora do setor de Coleções Especiais da Biblioteca Pública, Eliani Gladyr, ressalta a importância da Biblioteca em abrir espaço para que os mineiros possam conhecer mais um pedaço de sua rica cultura"A Biblioteca, enquanto espaço de múltiplos saberes, procura apresentar ao público a maior variedade possível de informações, principalmente aquelas que agregam valor ao conhecimento. Fazer uma exposição sobre a história e produção de queijo em nosso estado permite ao público conhecer mais suas origens. Produzir queijos é uma arte, que Minas Gerais faz e faz muito bem", pontua Eliani.

PALESTRA "A GEOGRAFIA DO QUEIJO MINAS ARTESANAL", COM MARCOS MERGAREJO

Data: 17/04/2018

Horário: 15h

Local: Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais - Teatro José Aparecido - (Praça da Liberdade 21 -  Funcionário, Belo Horizonte/MG))