A Secretaria de Estado de Cultura e a Rede Minas publicam, no dia 30 de dezembro de 2013, errata do edital Anima Minas. A iniciativa tem o objetivo de incentivar a produção audiovisual mineira de animação e tem inscrições abertas no período de 03 de dezembro de 2013 a 03 de fevereiro de 2014. A Rede Minas é uma emissora pública vinculada à Secretaria de Estado de Cultura.

Com vistas à abertura do mercado do segmento de audiovisual para receber produtos de conteúdo animado, esse edital vai selecionar projetos inéditos e originais de séries de animação para compor a interprogramação da Rede Minas. A iniciativa do edital vem ao encontro da latente demanda do mercado por este tipo de produto cultural.

A Secretária de Estado de Cultura, Eliane Parreiras, destaca o excelente momento para a abertura deste edital e aponta o alinhamento da Rede Minas com as novas linguagens na mídia televisiva. “A Rede Minas passa por grande mudança de gestão e os passos diários em busca do constante aprimoramento são percebidos. O lançamento deste edital confirma o interesse da emissora por uma programação excelente, atual e que incentiva a produção em Minas.”.

O Presidente da Rede Minas, Júlio Miranda, confirma o interesse da tevê em favorecer a diversificação de públicos e ampliar o acesso às produções locais. “A qualidade das produções audiovisuais em animação, acompanhada de um crescente conteúdo dos roteiros, está redefinindo o mercado. Hoje, adultos e crianças se identificam com as animações. Vemos isso, inclusive, no crescente número de festivais nacionais e internacionais dedicados a filmes animados.”.

Podem participar produtores independentes, estudantes de áreas afins à animação e interessados em geral que queiram realizar vídeos direcionados ao público entre 6 e 9 anos ou 10 e 13 anos. Serão selecionados quatro projetos para receberem premiação no valor de R$25.000,00 (vinte e cinco mil reis) destinados a produzir cinco vídeos de um minuto cada. O resultado final dos trabalhos selecionados será exibido em TV aberta, no canal da Rede Minas, a partir do segundo semestre de 2014. As animações poderão ser vistas, ainda, pela internet.

O Anima Minas integra a programação especial de comemorações dos 30 anos da Rede Minas, durante o ano de 2014, e é um projeto aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura, com patrocínio das empresas ST. Jude Medical, Neuman & Esser e Nova Safra. Outras informações sobre o edital podem ser encontradas no site www.redeminas.tv .

Democratização do acesso

A Secretaria de Estado de Cultura e a Rede Minas têm como objetivo pensar formas de tornar a televisão mais próxima do público, fortalecendo sua programação e dando espaço para o trabalho de profissionais mineiros. A emissora já conta com cerca de 25 programas que enfocam variados temas, com o intuito de contemplar os interesses diversos de seus telespectadores e internautas, beneficiando número cada vez maior de pessoas.

Edital Anima Minas

Anexo I - Protocolo

Anexo II - Currículo equipe

Anexo III - Declaração de Ineditismo

Anexo IV - Projeto Técnico

Anexo V - Minuta da Empresa Produtora

Anexo VI - Termos utilizados no edital

Errata do edital Anima Minas