Programa amplia as possibilidades de circulação artistas mineiros

 

O Música Minas, programa de fomento à produção e divulgação da música mineira, realizado em parceria pela Secretaria de Estado de Cultura e aSociedade Independente da Música – SIM, representante do Fórum da Música de Minas Gerais, divulga o resultado do Edital de Intercâmbio, curadoria do mês de agosto. Entre as 20 propostas analisadas, 10 foram selecionadas e apenas uma não cumpriu com as exigências descritas no edital.

 

O “13 Cordas” teve uma das propostas selecionadas pela curadoria de julho, no Edital de Intercâmbio. O duo recebeu um convite para a abertura do Clube do Choro, em Paris, participação que foi viabilizada por meio do Música Minas. O violonista Carlos Humberto Walter, integrante, ao lado do trombonista Marcos Flávio, destaca a importância do programa para a divulgação de seu trabalho. “Por meio da concessão de passagens aéreas, o Música Minas possibilita que o Choro produzido em Minas Gerais chegue ao público estrangeiro, ampliando a possibilidade de intercâmbio entre  a música mineira e o mercado internacional”.

O edital de Intercâmbio do Programa Música Minas é aberto aos profissionais da música com residência comprovada em Minas Gerais. As instruções encontram-se disponíveis no site www.musicaminas.com.

Abaixo os artistas que tiveram suas propostas contempladas pela curadoria do mês deagosto.

Aliéksey Vianna

Resumo da proposta:Apresentação de shows na Nova Zelândia e Austrália

Apoio:1 passagem aérea ida e volta

Aliéksey Vianna é hoje um dos mais consagrados violonistas brasileiros de sua geração. Nos últimos cinco anos, ele vem se destacando em diversos festivais de música erudita e popular por todo o mundo. Ele obteve o primeiro lugar em mais de uma dezena de concursos internacionais de violão, e muitos outros prêmios de prestígio no Brasil e exterior. Seu trabalho é marcado por uma musicalidade refinada, grande precisão técnica e uma versatilidade incomum. Além da busca contínua por um repertório inovador, o que resultou em estréias de peças de Edino Krieger, Egberto Gismonti e de compositores como Sérgio Assad e David Burge que têm também dedicado novas obras a ele.

http://www.aliekseyvianna.com/

*

Eminence(Allan Wallace Bello Ferreira)

Resumo da proposta:Apresentação de show na CMJ Music Marathon (Nova York/EUA)

Apoio: 6 passagens aéreas ida e volta

A banda Eminence foi fundada em Janeiro de 1995 pelo guitarrista Alan Wallace e, desde então, vem ganhando espaço significativo no cenário musical, com performances virulentas e identidade sonora marcante.

Consolidando a tradição mineira, que se afirmou no cenário internacional como forte expoente do Heavy Metal revelando trabalhos como Sepultura, Chakal, Overdose, The Mist e Sarcófago, a Eminence ganhou admiradores em todo o Brasil e diversas regiões do mundo tornando-se um dos mais importantes representantes do rock pesado na América Latina.

*

Guidub(Guilherme de Carvalho Bandeira Mendes)

Resumo da proposta:Apresentação de show no festival II Espírito Brum (Birmingham/Inglaterra)

Apoio:1 passagem aérea ida e volta

Evoluindo com a música desde 1992, Guilherme Carvalho, conhecido como GuiDub é produtor e instrumentista. Em seu estúdio, produz composições próprias e de outros artistas, arranjos, gravações e mixagens, mantendo parcerias com músicos e produtores de diversos lugares do Brasil e do mundo. Fora do laboratório, atua como técnico de som para bandas e outros projetos como peças teatrais, trabalhando na mesa de som com overdub, efeitos e intervenções. GuiDub propõe uma apresentação live moderna e, ao mesmo tempo, no melhor estilo soundsystem usando mixagens de faixas abertas, samples, efeitos eletrônicos, softwares e midi controlers entre outros equipamentos.
http://guidub.blogspot.com.br/

*

Marcus Viana e o Sagrado Coração da Terra(Marcus Viana)

Resumo da proposta:Apresentação de show no Teatro Rival (Rio de Janeiro/RJ)

Apoio: 11 passagens aéreas ida e volta

Mineiro de Belo Horizonte, Marcus Viana nasceu em uma família de músicos. Seu pai, Sebastião Viana, maestro, foi assistente e revisor das obras de Villa Lobos.  Participou de Festivais de Música Popular em toda Minas Gerais, sendo sempre premiado com os primeiros lugares. Apesar do intenso envolvimento com a música, Marcus se profissionaliza efetivamente a partir de sua classificação como violinista titular da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, onde permaneceu por sete anos.

O músico desenvolveu vários trabalhos fundindo clássico, rock e elementos da música brasileira. Em 1979, cria o grupo Sagrado Coração da Terra, unindo música vocal e instrumental na linha do rock sinfônico progressivo com textos de orientação ecológica e espiritual. Hoje com oito álbuns lançados no Brasil (quatro deles também no Japão), o Sagrado é considerado pela crítica especializada, o maior grupo progressivo latino americano. 

http://www.marcusviana.com.br/


Transmissor(Rodrigo Gomes de Almeida Brasil)

Resumo da proposta:Apresentação de show no Festival Casarão (Porto Velho/RO)

Apoio:6 passagens aéreas ida e volta.

O transmissor lançou o primeiro disco em 2008, o “Sociedade do Crivo Mútuo”, que atraiu a atenção para o novo trabalho que trazia em sua formação veteranos do cenário undergrownd de Belo Horizonte.  Com uma sonoridade Inspirada no Clube da Esquina e no indie rock inglês, o Transmissor se consolidou como uma das principais bandas do atual mineiro, conquistando público e crítica com suas composições intimistas. Em 2011 a banda apresentou o novo álbum intitulado “Nacional”, que figurou em várias listas dos melhores discos brasileiros do ano.

http://transmissor.tv/

*

Carla Rocha

Resumo da proposta: Clases Magistrales Montserrat Caballé e Temporada de Ópera 2012/13 Associació Amics de l'òpera de Sabadell – Catalunya (Espanha)

Apoio:1 passagem aérea ida e volta

A proposta tem como objetivo desenvolver estudos formativos na área de Música, especialidade em Canto Lírico, que compreendam o aprimoramento da técnica vocal, aperfeiçoamento de conhecimentos sobre literatura vocal e pesquisa de diversos estilos e épocas, pesquisa das técnicas de interpretação aplicáveis aos diversos estilos de composição vocal e desenvolvimento da expressão corporal e cênica aplicada à performance do Canto Lírico na Ópera,através da participação em dois eventos/cursos : primeiramente,a participação no curso “Clases Magistrales Montserrat Caballé” que ocorrerão de 09 a 13 de Setembro em Zaragoza, Espanha para o qual a proponente já foi aceita como aluna ativa após passar por processo seletivo realizado pela organização do “Concurso Internacional de Canto Montserrat Caballé”, seguida de sua participação na Temporada de Ópera 2012/2013 da Associació Amics de l’Òpera de Sabadell (AAOS),Òpera Catalunya,sediada em Sabadell, Espanha, na qual serão executadas as Óperas Tosca, de G. Puccini, Nabucco, de G.Verdi e La Traviata, de G. Verdi, em que a proponente formará parte do Coro da Associació Amics de l’Òpera de Sabadell, em respectiva temporada a ser realizada em Sabadell e cidades de seu entorno na região da Catalunia, para a qual a proponente também foi selecionada após passar por processo seletivo realizado pela Associació Amics de l’Òpera de Sabadell (AAOS).

*

Cinthya Oliveira

Resumo da proposta:Cobertura jornalística da Womex (Thessaloniki/Grécia)

Apoio:1 passagem aérea ida e volta

Cobertura jornalística da edição 2012 da Womex pelo jornal Hoje em Dia.

*

Nivea Raf(Nivea Renata Alencar de Freitas)

Resumo da proposta:Masterclass “The Architecture of Sound” com a Soprano Montserrat Caballé

Apoio:1 passagem aérea ida e volta

Participação da “masterclass” que será ofertada pela renomada soprano Montserrat Caballé, em Zaragoza, na Espanha, no período de 9 a 13 de Setembro, à convite do "Concurso Internacional de Canto Montserrat Caballé",  após aprovação da estudante Nívea Renata Alencar Freitas  por meio de processo seletivo.

*

Ricardo Matosinho

Resumo da proposta:Master Classes com o pianista Paul Badura-Skoda (Milão/Itália)

Apoio:1 passagem aérea ida e volta

Partcipação no curso ministrado pelo renomado pianista austríaco Paul Badura-Skoda, considerado hoje um dos maiores pianistas vivos da atualidade e representante atual mais ilustre do classicismo de Viena. É autor, entre outras, de duas obras importantes da literatura pedagógica do piano: A interpretação das obras de "Mozart" e de "Bach".

*

Eu gostaria de ouvir (COMUM)

Resumo da proposta:Apresentação e master-class de Daan Jozef Vandewalle e apresentação de composição de Germán Moreno Brull na mostra contemporânea "Eu Gostaria de Ouvir"

Apoio: 2 passagens aéreas ida e volta

O   “Eu gostaria de ouvir“ acontecerá pela quarta vez, dos dias 23 a 29 de  setembro de 2012. O projeto é uma mostra de música contemporânea - (www.eugostariadeouvir.com), em parceria com a COMUM – Cooperativa de Trabalho dos Profissionais de Música do Estado de Minas Gerais, pelo Fundo Nacional de Cultura, do Governo Federal do Brasil.

A ação pretende ser um momento de experimentação, renovação e difusão artística de base cultural ampla, alicerçado na composição musical.

Ao passo que nas três primeiras edições a programação do “Eu gostaria de ouvir“ foi focada na produção de compositores residentes na cidade de Belo Horizonte, a edição aqui proposta inicia um importante processo de intercâmbio com músicos residentes em diferentes contextos culturais. Ao lado de músicos mineiros, serão apresentados trabalhos de convidados de outros estados e países e também compositores nunca antes tocados na cidade.

SOBRE O MÚSICA MINAS

Desde o seu lançamento, em 2009, o MÚSICA MINAS beneficiou cerca de 740 artistas, por meio de 173 propostas selecionadas pelos seus editais. A iniciativa levou artistas mineiros para importantes festivais, cursos e eventos em todo o mundo, além de ter realizado ações de representação em feiras internacionais de música como: WOMEX (Copenhague/Dinamarca), BAFIM (Buenos Aires/Argentina), CMJ Music Marathon (Nova York/EUA), CMW - Canadian Music Week (Toronto/Canadá), Mercado da Música Viva De Vic (Espanha), Culturgal - Feiras das Indústrias Culturais da Galícia (Pontevedra/Espanha), entre outras.

O programa Música Minas é realizado por meio da parceria firmada entre o poder público, representado pela Secretária de Estado de Cultura e a sociedade civil, na figura do Fórum da Música de Minas Gerais, que une entidades organizadas e representativas da música como a AAMUCE (Associação dos Amigos do Museu Clube da Esquina), COMUM (Cooperativa da Música de Minas), FEM (Fora do Eixo Minas), Grupo Cultural NUC, Rede Catitu, SIM (Sociedade Independente da Música) e VALE MAIS (Instituto Sociocultural do Jequitinhonha).

Acesse os editais e saiba mais sobre as oportunidades geradas pelo programa no www.musicaminas.com