marcaminas

 

Gastronomia caipira promete delícias para todos os gostos

A inspirada combinação entre gastronomia e riquezas culturais e naturais fazem de São Gonçalo do Rio das Pedras, lugarejo a 30km do Serro e 32km de Diamantina, em Minas Gerais, um destino obrigatório para quem curte um passeio sem pressa, com ritmo bem mineiro e sabor de quero mais. Para apimentar o cotidiano desta pequena vila, o XI Festival de Gastronomia Frango Caipira promete panela cheia e atrativos musicais para lá de sacudidos entre 29 de outubro e 2 de novembro, além, é claro, de uma branquinha gostosa, a cachaça Menina Branca!

O Festival apresenta deliciosas invenções e clássicas variações para o mineiríssimo Frango Caipira, com a intervenção das chefs Vera Gonçalves e Regina Queiroga que ofereceram seus sentidos apurados para a criação dos pratos do Festival. As chefs ainda participam de oficinas gastronômicas na segunda, dia 31 de outubro, e terça, dia 01 de novembro. No cardápio, Frango Caipira com Palma e Frango Caipira assado com maçã, creme de leite e bacon ao tomilho.
Presente no Roteiro Gastronômico da Estrada Real, o Festival convida a aromas e sabores de dar água na boca, com ingredientes inusitados como o Frango com Palma - cacto comestível - ou o Frango com Lobo-lobo - uma planta típica do cerrado. Ainda convidam ao pecado, o Frango com Ora-pro-nobis e ao Molho Pardo e a mistura caipira com toque europeu do Coq au vin com farofa de cuscuz. Para embalar o banquete de sabores e cores, sábado, dia 29/10, tem Chorinho; no domingo, 30/10, Forró do Sabugo, com Milena Torres e Paudiarara Neto; na segunda, a boa mesa segue ao som da Viola Caipira da Leticia Leal e, na terça, mais Chorinho com o Trio Bola Preta!
Para chegar a São Gonçalo do Rio das Pedras, distrito do Serro, o visitante tem a opção de três diferentes acessos partindo de Belo Horizonte rumo ao Serro: BR-040 e BR-259 (329 km), BR 120 (318 km) ou MG-10 (227 km, sendo 27 km de estrada de terra). Depois são mais 26 km até o distrito de Milho Verde e 7 km de estrada de terra até São Gonçalo do Rio das Pedras. Quem vem por Diamantina, pela BR-040 e BR-259, precisa percorrer 298 km até a cidade histórica e outros 32km (parte já com asfalto e cerca de 20km ainda em estrada de terra) ou 90km até o Serro e então seguir rumo a São Gonçalo.

frango-caipira-sao-goncalo3

Foto: Assessoria do Evento

Sinônimo de tranquilidade, beleza e bom gosto, São Gonçalo é ideal para quem quer fugir da rotina, descansar e curtir a natureza. Na rota da Estrada Real, o conjunto arquitetônico típico do período colonial convida ao passeio sem pressa, com câmera e inspiração. A Cachoeira do Comércio atravessa a cidade e desagua volumosa logo ali, no fim da rua, com direito à bucólica travessia de ponte, que divide as pequenas e contiguas casinhas do povoado da paisagem natural. Sua vegetação exuberante e o terreno irregular formam lindas e atraentes cachoeiras, tornando irrecusável o convite para um mergulho em seus poços de águas refrescantes.
Ao visitar São Gonçalo, o turista não pode deixar de apreciar o trabalho desenvolvido pelos artesãos, além dos saborosos doces caseiros da região. O Festival de Gastronomia abre espaço para a arte com a Mostra de Artesanato Regional, nos dias 30 e 31/10 e 01/11. CARDÁPIO
BAR E RESTAURANTE DO ADEMIL
Sábado 29/10: Coq au vin com farofa de cuscuz
Domingo 30/10: Molho Pardo
Segunda 31/10: Frango com Ervas e alho Poró
Terça 01/11: Galinhada
Quarta 02/11: Frango com Quiabo BAR DO PESCOÇO
Sábado 29/10: Molho Pardo
Domingo 30/10: Frango com Palma
Segunda 31/10: Frango ao Lobo
Terça 01/11: Frango com Ora-pro-nobis
Quarta 02/11: Frango com Pequi
NOITE: Espaguetti ao molho de frango RANCHO DAS BANANEIRAS
Sábado 29/10: Molho Pardo
Domingo 30/10: Cocó ao Vinho
Segunda 31/10: Frango com Ora-pro-nobis
Terça 01/11: Frango Bento
Quarta 02/11: Frango com ervas
NOITE: Bambá de frango RESTAURANTE DA JOVELINA
Sábado 29/10: Frango ao Creme de Milho
Domingo 30/10: Frango com Laranja
Segunda 31/10: Frango com Banana
Terça 01/11: Frango com Palma
Quarta 02/11: Molho Pardo BAR DESEMBARQUE REAL
Todos os dias: Bolinho de mandioca recheado com frango caipira, com molho especial
NOITE: Creme de milho com frango POUSADA DO PEQUI
NOITE: Omeletes caipiras
PROGRAMAÇÃO CULTURAL SÁBADO 29/10 - LARGO DO COMÉRCIO
17h: Banda de Música São Gonçalo
19h: Roda de Chorinho DOMINGO 30/10 - LARGO DO COMÉRCIO
11h: Feira de artesanato regional e produtos caseiros
19h: Forró do Sabugo: Milena Torres e Paudiarara Neto SEGUNDA FEIRA 31/10 - ASSOCIAÇÃO SEMPRE VIVA
11h às 19h: Feira de artesanato regional
19h: Leticia Leal - Viola Caipira TERÇA FEIRA 01/11 - ASSOCIAÇÃO SEMPRE VIVA
11h às 19h: Feira de artesanato regional
19h: Trio Bola Preta – Chorinho OFICINAS DE GASTRONOMIA Segunda feira 31/10 - Rancho Água Fria
Frango com Palma
Cozinheiro: Pescoço Terça feira 01/11 - Rancho Água Fria
Caipira Chic - frango caipira assado com maçã, creme de leite e bacon ao tomilho. Acompanha polenta branca. Sobremesa: panna cottade pequi na calda de chocolate com especiarias
Chefs:  Vera Gonçalves e Regina Queiroga
Fonte: Assessoria de Comunicação do evento