A Superintendência e Bibliotecas Públicas e Suplemento Literário de Minas Gerais (SUBSL) recebe com alegria doações de livros, materiais bibliográficos e audiovisuais. Quem avalia e decide para onde vai cada item é uma equipe de experientes bibliotecários, sempre com base na nossa Política de Desenvolvimento de Acervos.

Para onde vão as doações recebidas?

• Compor o acervo da Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa, criada por Juscelino Kubitschek em 1954.
  • Participar dos nossos projetos de democratização – Carro-Biblioteca e Caixas-Estantes, que incentivam a leitura em toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte.
  • Viajar até as mais de 800 bibliotecas públicas municipais que atendemos por meio do Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas Municipais (SEBPM- MG), presente em todas as regiões de Minas Gerais.
  • Ser repassada a projetos de incentivo à leitura da sociedade civil, descentralizando assim o acesso à literatura e à informação.
    Se, por algum motivo, o material recebido não se encaixa em nenhuma dessas coleções, ele poderá ser doado a bibliotecas especializadas, bibliotecas universitárias, ou ainda para instituições filantrópicas que trabalham com reciclagem. A partir do momento em que recebe o material, a Biblioteca é livre para decidir como encaminhá-lo. Por isso, antes de fazer a sua doação, observe se ela se encaixa nas nossas necessidades. É a melhor forma de garantir que os itens sejam bem aproveitados.

Quais são os materiais mais valiosos para as bibliotecas públicas?

• livros de literatura
  • livros informativos atualizados (menos de 5 anos de publicação)
  • primeiras edições de livros de literatura e exemplares autografados por seus autores
  • revistas semanais (somente as do ano corrente)
  • revistas em geral (menos de 5 anos de publicação)

E quais materiais não têm a ver com nosso acervo?

• livros didáticos
  • livros que não estão em bom estado de conservação (mofados, rasgados, sem capa, etc)
  • fitas cassete e VHS, que já estão obsoletos
  • jornais correntes
  • revistas de faculdades e universidades

Devem passar por avaliação prévia:

• materiais audiovisuais (CDs, DVDs, BluRay)
  • revistas e jornais históricos

ATENÇÃO: Doações de contrapartida de Leis de Incentivo

Se a sua doação é uma contrapartida prevista em um projeto de Lei de Incentivo Cultural, você precisa se dirigir ao Setor de Seleção e Aquisição (Praça da Liberdade, 21 – subsolo), de 8h às 17h, para protocolar a doação e receber a documentação exigida na prestação de contas. Não serão emitidos recibos para doações deixadas em outros setores.

Ainda tem dúvidas? Consulte o setor de Seleção e Aquisição antes de trazer seus materiais: (31) 3269-1224 ou selecao.sub@cultura.mg.gov.br.

Quando vier fazer a sua doação, não deixe de preencher a Ficha de Doador. Assim, construímos umregistro de quem contribui para as bibliotecas mineiras, e podemos encaminhar (com a sua permissão) convites para exposições, lançamentos de livros, cursos e outras atividades que acontecem por aqui.

Local de entrega das doações: Rua da Bahia, s/nº (em frente ao Instituto Metodista Izabela Hendrix)

Horário: somente de segunda a sexta, de 8h às 17h.

**Infelizmente, a Biblioteca não dispõe de carregadores para auxiliar no transporte dos livros. Pedimos aos doadores que venham preparados para levar os materiais, sem ajuda, até o setor de Seleção (subsolo).**