A Comissão Estadual da Verdade da Escravidão Negra da OAB/MG – CEVEN promove, nos dias 28 e 29 de outubro, evento que discute o tema e apresenta os trabalhos realizados pela comissão. A mostra acontece na sede da OAB/MG, na Rua Albita, no Bairro Cruzeiro, em Belo Horizonte.

O público alvo inclui juristas, historiadores, sociólogos, antropólogos, professores e demais interessados. As inscrições são gratuitas no portal da OAB/MG.

Confira aqui a programação com os temas que serão apresentados à discussão.

Sobre a Comissão

A OAB/MG criou, em 30 de junho de 2015, a Comissão Estadual da Verdade sobre a Escravidão Negra e de Combate ao Trabalho Escravo -  OAB/MG, que é presidida pelo advogado Daniel Dias de Moura, e trabalhará em duas vertentes.

A primeira parte do trabalho a ser realizado pelos integrantes da comissão, que está vinculada ao Conselho Federal da OAB, consiste em fazer um levantamento de fatos da escravidão negra no Brasil, com enfoque nos crimes praticados contra o povo negro no período de mais de 400 anos em Minas Gerais, cujas consequências estão presentes até os dias atuais. Fotos, depoimentos, investigação in loco, comporão um “dossiê”, que deve ser entregue à OAB Federal e somado aos relatórios dos outros estados, que tiveram a mesma iniciativa será publicado para conhecimento da sociedade brasileira.

Esse levantamento fortalece a iniciativa de ações afirmativas e a fundamentação de implantação de políticas públicas por parte do Estado, além de traçar caminhos para a erradicação, não discriminação e fim do preconceito, questões que, ainda nos dias de hoje, interferem na igualdade dos negros nas escolas, nos cargos públicos e, também, no mercado de trabalho, bem como elevar a autoestima das crianças e jovens negros que são as principais vítimas dessa desigualdade e preconceito.

Como segunda vertente do trabalho, a Comissão foca em diagnósticos para o combate do trabalho escravo contemporâneo em Minas Gerais.

Diante disso, a Comissão convida a todos para participar dos eventos a se realizarem e a colaborar com a iniciativa que pretende ver a verdadeira história da escravidão ser contada ao povo brasileiro e assim reforçar a luta pela verdadeira igualdade e dignidade, através da conscientização e aumento da autoestima do cidadão negro, especialmente as crianças e jovens.

 Seminário 28 e 29.10.2016

SERVIÇO:

Apresentação dos trabalhos da Comissão Estadual da verdade da Escravidão Negra da OAB/MG – CEVEN

Data: 28 e 29 de outubro

Local: Sede da OAB/MG

Rua Albita, 250 – Cruzeiro

Belo Horizonte

Inscrições no portal https://www.oabmg.org.br/

footer site 162 fale conosco