3ª Edição do Filme em Minas apresenta crescimento significativo do número de inscritos
Mecanismo de incentivo ao audiovisual criado pela Secretaria de Estado de Cultura (SEC) em parceria com a Cemig, o Filme em Minas – Programa de Incentivo ao Audiovisual comemora um avanço significativo no número de inscritos para o biênio de 2007/2008. O salto foi de 109 para 266 projetos inscritos em relação à edição anterior, de acordo com dados da Diretoria de Audiovisual da SEC.
Para se ter uma idéia do que isso representa, basta avaliar que se somadas apenas as categorias que receberam os maiores números de inscritos (curta metragem - 74 e documentário em vídeo - 69), ultrapassam o valor total da edição anterior.
Outro dado destacado pela SEC é o crescimento de 50% de inscrições vindas do interior. A secretária Eleonora Santa Rosa atribui o aumento a três pontos fundamentais: a implementação de oficinas de audiovisual em cidades-pólo do estado; a regularidade do Programa e sua intensa divulgação seja por meio das viagens do Sistema de Cultura pelo interior do Estado, seja por uma videoconferência realizada especificamente sobre o Filme em Minas.
“As oficinas de audiovisual refletem o interesse do Governo de Minas em investir na formação de jovens potenciais e na capacitação de profissionais destas regiões; as Viagens do Sistema de Cultura ao interior do estado e a videoconferência possibilitaram não só a divulgação do Filme em Minas, mas do leque de parcerias que podem ser estabelecidas entre o Governo e os municípios; e a regularidade do projeto se tornou um ponto fundamental para que as pessoas acreditassem no programa”, explica a secretária.
Ação inédita no programa, a videoconferência pôde esclarecer questões relacionadas ao edital e ao regulamento do Filme em Minas, contando com a presença de produtores de audiovisual e gestores públicos de diversos municípios do interior. A iniciativa, realizada em parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, contemplou as cidades de Brumadinho, Governador Valadares, Nova Lima, Pouso Alegre, Sabará, São João del-Rei, Ubá, Minas Novas, Vespasiano, Montalvânia, Araçuaí, Cataguases, Ipatinga, Brasópolis, Capelinha, Igarapé e Alfenas.
Sobre o Projeto
O Filme em Minas tem o objetivo de aquecer a produção audiovisual no estado, estimulando pesquisas e a adoção de novas linguagens e formatos que revelem a pluralidade e diversidade da cultura mineira. O programa possibilita a participação tanto de diretores já consagrados, quanto de realizadores iniciantes, alavancando produções mineiras da capital e do interior.
Desde 2004, ano de sua criação, o Filme em Minas vem recebendo um investimento significativo, atingindo um montante de patrocínio da ordem de R$ 9 milhões. Somente nas duas primeiras edições – que somaram recursos de R$ 5 milhões – foram contemplados 44 projetos audiovisuais. A expectativa é de aprovação de cerca de 30 projetos nesta nova edição.
Em sua terceira edição, o projeto conta com recursos de 4 milhões de reais para o biênio 2007/2008, contemplando sete categorias: "longas-metragens"; "curtas-metragens"; "documentários em vídeo"; "novos formatos"; "digitalização de acervos, cópias de negativos e publicações"; "desenvolvimento de projetos" e "incentivo especial do Governo de Minas ao cinema nacional".
Clique aqui para conhecer os projetos inscritos.
NÚMEROS DO PROGRAMA
2005/2006
RMBH - 87
Interior de MG – 9
Outros Estados – 13
Total de projetos inscritos: 109
2007/2008
RMBH – 200
Interior MG – 54
Outros Estados – 12
Total de projetos inscritos: 266
NÚMEROS DE PROJETOS POR CATEGORIA em 2007/2008
Longas-metragens – 33
Curtas-metragens – 74
Documentários em vídeo – 69
Novos formatos – 25
Publicação, Digitalização de Acervo e Copiagem – 16
Desenvolvimento de Projetos – 38
Incentivo Especial Governo de Minas ao Cinema Nacional – 11